Delegação da Bahia participa do seminário Ouvir a Mulher

A seção baiana da União Brasileira de Mulheres (UBM) envia para Fortaleza (CE), nesta quinta-feira (21/11), uma delegação para participar do seminário regional do projeto “Ouvir a Mulher: Um Novo Significado à Participação”. Cerca de 17 baianas vão ao encontro para debater, principalmente, as políticas de atenção à saúde da mulher e levar as contribuições do estado.

O projeto Ouvir a Mulher é realizado em parceria com o Ministério da Saúde e tem por objetivo qualificar a ouvidoria do Sistema Único de Saúde, estimular a gestão participativa e ampliar o controle social relacionado à política de atenção integral à saúde da mulher. As discussões deverão ser levadas para a próxima Conferência Nacional de Saúde.

A delegação baiana é formada por mulheres de diversos segmentos sociais, como sindical, negro e acadêmico. Para o debate, que acontece até domingo (24), a UBM vai levar 45 questionários que foram aplicados no estado, nesse primeiro momento, que buscam traçar um perfil das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O questionário faz um recorte importante sobre quem é a mulher, qual o segmento que ela pertence. Para isso, o movimento social tem uma importância grande, porque, por mais que o estado tente, ele nunca chega à sociedade como o movimento chega. Fazemos um link direito com a sociedade”, disse a coordenadora do projeto na Bahia, Uiara Lopes.

Para Uiara, conhecer a realidade das mulheres atendidas é importante porque permite que o tratamento dado não seja genérico, ao considerar as especificidades de cada grupo. “Pretendemos avaliar a relação dessas diferentes mulheres com o SUS e propor adequações”, complementa.

Para isso, ao fim do seminário, as 17 delegadas farão uma maratona para aumentar o número de questionários no estado e ampliar o conhecimento da realidade das usuárias do Sistema Único de Saúde.

Além de Fortaleza, o seminário acontece também em Manaus (AM), entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. Em Curitiba (PR), o encontro aconteceu na última semana.

De Salvador,
Erikson Walla