Marcelino Granja participa de abertura do Conit
Teve início na manhã da última quarta-feira, 20 de novembro, o XXI Congresso de Iniciação Científica (Conic) e o V Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (Coniti). Com mais de 2 mil inscritos, 60 horas de palestras e 17 mini-cursos, a programação vai até a próxima sexta-feira (22) no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE.
Publicado 21/11/2013 11:24 | Editado 04/03/2020 16:56
Os estudantes que apresentam os melhores projetos são premiados ao final do evento. A premiação no XXI Conic e V Coniti é dividida em sete áreas de conhecimento: a) Ciências exatas e da terra; b) Ciências biológicas; c) Engenharias; d) Ciências da saúde e agrárias; e) Ciências sociais aplicadas; f) Ciências humanas; g) Linguística, letras e artes. Na abertura, o professor Luiz Bezerra de Carvalho Júnior, do Departamento de Bioquímica, será homenageado.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, esteve na abertura do evento.”Existe hoje na sociedade brasileira a convicção de que o investimento em Ciência, Tecnologia e educação é estratégico e necessário para o crescimento do Brasil”, afirmou. “Esse entendimento é fruto do ciclo político iniciado com a eleição do presidente Lula ao Governo e é interessante observar como uma série de medida como as conferências de C&T ajudaram a plasmar as políticas de desenvolvimento regionais baseadas no investimento em ciência, tecnologia, inovação e educação”, afirmou.
O secretário ainda frisou que o Estado de Pernambuco tem acompanhado esse processo com iniciativas como a de fortalecimento da Fundação de Amparo à Ciência de Pernambuco. A Facepe passou de um orçamento de R$ 5 milhões, no início do Governo Eduardo Campos, para um orçamento anual de R$ 50 milhões. “Também prcisamos lembrar o processo de interiorização do ensino superior, com a Universidade de Pernambuco, que abriu novas unidades em cidades do agreste e do Sertão e também novos cursos”, concluiu.