Aproximação entre Bolívia e Paraguai fortalece Unasul e Celac
Em entrevista concedida à Prensa Latina, a encarregada de negócios da embaixada boliviana em Assunção, Zandra Rodríguez, afirmou que a retomada das relações entre Bolívia e Paraguai significa também um fortalecimento da Unasul e da Celac, “pilares fundamentais da integração regional”.
Publicado 22/11/2013 14:54
A diplomata ressaltou a importância da visita do chanceler boliviano, David Choquehuanca, a Assunção, assim como a abordagem de temas que significam a restauração da agenda bilateral dos dois países.
Bolívia e Paraguai normalizam relações bilaterais
Zandra destacou que está sendo negociada a venda de gás liquefeito boliviano ao Paraguai, algo importante para a economia paraguaia, pois a comercialização será feita entre empresas estatais, permitindo que a nação guarani possa ter abastecimento seguro a preços competitivos.
Outro ponto abordado foi o de infraestrutura viária. O governo paraguaio planeja abrir concessão para reparação da estrada entre La Patria e Marechal Estigarribia, o que será importante no barateamento de preços do transporte de gás, mercadorias e passageiros e do controle integrado de fronteiras.
Depois de se pronunciar a favor do fortalecimento do Mercosul, Rodríguez disse que a Unasul e a Celac são pilares fundamentais da integração e a Bolívia se encaminha para dar maior apoio a essas instâncias regionais.
Com Prensa Latina