Editor reflete sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Ocorre, desde quinta-feira (21), na Assembleia Geral das Nações Unidas, amplo debate sobre a atuação do Conselho de Segurança. Quem reflete sobre o tema é José Reinaldo Carvalho, editor do Portal Vermelho, no programa Ponto de Vista.  

O editor do Vermelho pontuou que, "mais uma vez, está no centro dos debates entre os 193 estados membros a necessidade de empreender amplas e profundas reformas no Conselho. Há uma exigência quase unânime de que este órgão passe por transformações substanciais de fundo, forma, composição e métodos de funcionamento, para que venha a ser efetivamente democrático, representativo, transparente e expresse não apenas no plano da retórica mas da prática o exercício do multilateralismo e a prevalência do direito e da justiça nas relações internacionais".

Ainda durante a reflexão, José Reinaldo também ponderou que são fortes e diversas as críticas sobre a ineficácia do Conselho de Segurança. O qual, segundo ele, não consegue cumprir com as suas ações para assegurar a paz e o desarmamento nuclear, por exemplo.

"São abundantes as críticas ao Conselho de Segurança também pela incapacidade demonstrada na solução do conflito palestino-israelense e na implementação de decisões da Assembleia Geral da ONU, todas opostas à ocupação sionista da Palestina e à política genocida dos sionistas que se estende há mais de seis décadas", acentuou o editor.

Ouça a reflexão na íntegra: