Kerry vai a Genebra para diálogo sobre programa nuclear iraniano

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, chegou a Genebra para somar-se ao diálogo do denominado Grupo 5+1 com o Irã, que espera concretizar um acordo sobre o programa nuclear do país persa.

O anúncio foi feito pela porta-voz desse departamento, Jen Psaki.

Desta forma, Kerry acompanha seu homólogo russo, Serguei Lavrov, que foi à cidade suíça para impulsionar a negociação, retomada há três dias depois de uma infrutífera primeira rodada no início do mês.

O Grupo 5+1 é integrado pelas grandes potências nucleares e membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França), ao qual se soma a Alemanha, para organizar com Teerã um acordo ao diferendo desatado por seu programa nuclear.

Os Estados Unidos e seus satélites exigem do Irã o fim do enriquecimento de urânio, alegando que essa prática pode servir para a fabricação de uma bomba atômica.

O governo da nação persa, no entanto, refuta que o programa tenha fins bélicos e defende sua continuação para produzir energia elétrica e realizar investigações científicas e de biomedicina.

A Casa Branca tenta nestes dias convencer congressistas democratas e republicanos para que evitem tomar qualquer medida punitiva que afete o curso das negociações.

O presidente Barack Obama inclusive fez uma reunião com líderes do Senado para persuadi-los de que é preferível apostar na via diplomática, antes de empreender iniciativas dentro das quais se contempla até o uso da força militar.

Mesmo assim, o líder da maioria democrata do Senado, Harry Reid, disse na última quinta que está comprometido a favor de reforçar as sanções quando o Senado regressar de seu recesso pelo Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), no início de dezembro.

Fonte: Prensa Latina