Irã e G5+1 chegam a acordo inicial sobre questão nuclear

Depois de cinco dias de intensas conversações sobre o programa nuclear iraniano, o país persa e o Grupo 5+1 (G5+1) chegaram a um acordo na madrugada deste domingo (24) em Genebra. O G5+1 é formado pelos países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha. Segundo o site iraniano em espanhol Hispan TV, o acordo foi o resultado de um procedimento baseado no respeito mútuo entre as duas partes, apesar de que os diálogos foram duros.

O site iraniano relata assim o ponto de vista sustentado neste domingo (24) pela chefe de Política Externa da União Europeia (UE), Catherine Ashton, depois da leitura do conteúdo do acordo, que qualificou como um primeiro passo no marco dos diálogos no rumo de um acordo final.

“O ministro de Assuntos Exteriores do Irã, os países membros do Grupo 5+1 e eu chegamos a um acordo, um acordo que nos levará a uma solução”, sublinhou .

Ashton deixou claro que segundo este acordo, as partes envolvidas adotarão algumas medidas preliminares durante seis meses. “Necessitamos de uma firme vontade para cumprir o que foi acordado durante os seis meses que temos pela frente”, acrescentou.

“Alcançamos este acordo baseando-nos no respeito no respeito mútuo e tendo a intenção de nos movermos para a frente. Estes primeiros passos nos proporcionarão espaço e tempo para chegar a um acordo final e abrangente”, finalizou.

Hispan TV