Moscou: Acordo com Irã anula pretexto para escudo antimísseis

Com a assinatura do acordo com o Irã sobre seu programa nuclear, os Estados Unidos já não têm nenhum pretexto formal para continuar insistindo na instalação de um escudo antimísseis na Europa, de acordo com Moscou.

"Caso seja realmente executado o acordo com o Irã, a justificativa formal para a necessidade de criar na Europa um sistema de defesa antiaérea deixará de existir", declarou nesta segunda-feira (25) o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, durante uma coletiva de imprensa.

O plano de instalação do sistema de defesa antimísseis da Otan, aprovado na cúpula do pacto militar de 2010 em Lisboa, contemplava sua instalação em quatro etapas, até o ano 2020. O alojamento de elementos do escudo antimísseis, como radares ou bases de lançamento, envolvia a Turquia, Romênia e Polônia e contemplava o uso da base militar de Rota, na Espanha, para abrigar o componente naval do sistema antimísseis.

O escudo antimísseis dos EUA na Europa foi um ponto de atrito entre Moscou e Washington pela renúncia americana a apresentar garantias jurídicas de que o sistema não era dirigido contra as forças estratégicas russas.

A Rússia insistiu em numerosas ocasiões em que o pretexto dos Estados Unidos para justificar a presença de seu escudo antimísseis na Europa – os programas nucleares da Coreia Popular e do Irã – não tem nada a ver com a realidade, há que nenhum dos dois países tem a possibilidade técnica de fabricar armamento capaz de alcançar o território europeu.

O histórico acordo com o Irã foi assinado no domingo (24) e prevê o congelamento do programa nuclear de Teerã por um prazo de seis meses, em troca do levantamento parcial do bloqueio financeiro imposto pelas potências ocidentais.

Fonte: Russia Today