54 corpos são encontrados em vala clandestina no México

Autoridades mexicanas anunciaram, nesta quarta-feira (27), que 54 corpos foram encontrados enterrados de maneira clandestina em várias fazendas em um vilarejo no oeste do país, uma região de intensos conflitos entre cartéis do narcotráfico. A descoberta foi feita após a operação de busca de dois agentes federais desaparecidos desde 3 de novembro.

Policiais encontraram as valas comuns com diversos corpos na região marcada pela disputa entre grupos de narcotraficantes| Foto: Reuters/Alejandro Acosta

Os corpos foram localizados dentro de 28 valas no município de La Barca, entre os Estados de Michoacán e Jalisco, onde organizações criminosas, como Caballeros Templarios, o cartel de Jalisco Nueva Generación e a Família Michoacana travam disputas sangrentas.

As escavações começaram há duas semanas, com base em informações fornecidas por 25 policiais municipais que foram detidos por suspeita de envolvimento com o narcotráfico. De acordo com as informações divulgadas pela imprensa, a maioria dos cadáveres foi mutilada e os outros corpos estavam amordaçados ou tinham sinais de tortura.

"Alguns corpos foram achados somente em partes, outros são ossos que têm muitos anos", afirmou uma fonte da Procuradoria-Geral da República à Reuters.

O número de valas comuns encontradas no México tem aumentado desde que o governo do ex-presidente Felipe Calderón declarou em dezembro de 2006 uma guerra contra o narcotráfico e mobilizou dezenas de milhares de militares para combater os criminosos.

Com informações da Reuters