Governo tenta normalizar região em guerra no México

O governo do México informou, nesta segunda-feira (20), que as aulas foram retomadas em 321 escolas do Estado de Michoacán, onde existe um grave conflito envolvendo narcotraficantes, civis e forças do exército. Até o momento, 46 pessoas foram presas.

As aulas foram retomadas em 321 centros de educação fundamental, média e superior nos municípios de Parácuaro, Múgica, Coahuayana, Apatzingán e Tancítaro, assim como na cidade da Lombardía, município de Gabriel Zamora.

Leia também:
Ação contra autodefesas deixa México à beira de guerra civil

"Por outro lado, as ações de vigilância das forças federais continuam de maneira ininterrupta e tiveram como resultado, até hoje, a prisão de 46 pessoas suspeitas de diversos crimes, que foram colocadas à disposição das autoridades competentes", apontou o documento divulgado pelos Ministérios de Governo (Interior), Defesa e Marinha, assim como o Conselho Nacional de Segurança e a Procuradoria Geral.

O governo mexicano anunciou no dia 18 de janeiro que concluiu, sem incidentes, a tarefa de assumir a segurança em todos os municípios da região de Tierra Caliente, em Michoacán, cenário de enfrentamentos entre o crime organizado e milícias de civis armados.

O comunicado conjunto divulgado nesta segunda-feira também informou que as atividades comerciais em Tierra Caliente foram normalizadas paulatinamente.

Com informações da Agência Efe