Celac terá órgão multilateral de educação superior na AL 

Na última segunda-feira (25) realizou-se em Belo Horizonte o Encontro de Instituições e responsáveis de Educação Superior da América Latina e Caribe na reitoria da UFMG. Na reunião foi criado o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Elaces) que funcionará nos marco da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). 

O objetivo do encontro era discutir as estratégias e ações para concretizar o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Elaces), além da criação da Associação de Conselhos de Reitores da América Latina e Caribe (Acrulac) que será o órgão de representação dos reitores de toda a região.

O Elaces se configurará como um espaço autônomo e com a representação de todos os atores vinculados com a educação superior da América Latina e Caribe. Sob o principio de autonomia conectada, o Espaço será vinculado à Celac, sendo um dos primeiros passos em direção à institucionalização da mesma enquanto órgão multilateral.

Sendo assim, deve integrar os sistemas universitários da região com o objetivo de vincular a educação superior como elemento estratégico no processo de integração latino-americana e caribenha. Desta forma, promoverá a mobilidade acadêmica de estudantes, professores, pesquisadores e pessoal administrativo e programas de pesquisa comuns entre as universidades da região.

O Elaces contribuirá ainda para o fortalecimento das soberanias nacionais e a construção de uma identidade latino-americana. Além disso, buscará converter o continente em uma região independente do ponto de vista da sua produção de conhecimento. Tudo isso compreendendo a educação como bem público e social, direito humano e universal e dever do Estado.

Estiveram presentes redes universitárias como: a Associação de Universidades do Grupo Montevideo; o Conselho Superior Universitário Centro-Americano; a União de Universidades do Caribe; a União de Universidades da América Latina; o Conselhos de Reitores; o Conselho Interuniversitário Nacional da Argentina; Andifes (Brasil); Conselho Nacional de Universidades da Nicarágua; o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras; e a Associação Brasileira de Universidades Estaduais.

Também participaram representantes do Ministério de Educação do Uruguai; da assessoria de Relações Internacionais do MEC; do Ministério de Educação Superior de Cuba; da Unesco, através do Instituto Internacional para Educação Superior na América Latins e o Caribe; da Celac; da Oclae-UNE; além de reitores de várias universidades do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Nicaragua, Guatemala, Jamaica, México, entre outros.

O próximo passo para consolidação do Elaces ocorrerá durante a próxima Cúpula de presidentes da Celac, em janeiro em Cuba, onde este será referendado.

Da redação do Vermelho