Flamengo conquista pela terceira vez, o título da Copa do Brasil 

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR no Maracanã, o Flamengo conquistou o tricampeonato da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira (27) no Maracanã. Empurrado do começo ao fim por um estádio lotado, o Rubro-Negro carioca demorou, mas marcou duas vezes, com Elias e Hernane, e fez sua torcida explodir. Os quase 7 mil torcedores do Atlético-PR tamém fizeram bonito. 

Léo Moura levanta a taça do tricampeonato do Flamengo na Copa do Brasil. Foto Daniela Ramlho Terra

O Flamengo foi tricampeão após vencer o Atlético-PR por 2 a 0, com os gols de Elias e Hernane. O título coroa uma boa campanha do Flamengo, que eliminou quatro dos cinco times que estão melhor posicionados no Campeonato Brasileiro: Cruzeiro, Botafogo, Goiás e agora o Atlético-PR.

Apesar do Maracanã "explodir" no final, o primeiro tempo foi morno, sem emoções e pouco digno de uma final tão importante. Apenas os primeiros minutos indicaram algo diferente: o Atlético-PR avançou a marcação, o Flamengo encarou de frente e até criou chance aos 6min. Luiz Antonio avançou com espaço pelo centro e arriscou o chute de fora, mas Wéverton se esticou para espalmar.

Depois disso, porém, nem mesmo a empolgação da torcida resistiu ao jogo cheio de erros e nervosismos dos times. Enquanto o Atlético-PR apostava, como sempre, nas bolas longas para Marcelo, o Flamengo tinha Luiz Antônio. Em noite inspirada, o volante fez boas chegadas ao ataque e quase marcou. Aos 34min, chutou de longe novamente e viu a bola passar ao lado do gol. Aos 41min, chegou ainda mais perto: cobrou falta e acertou o travessão e a trave, no ângulo.

Mesmo assim, o primeiro tempo acabou 0 a 0. E apesar do fraco futebol apresentado, os treinadores foram cautelosos e não mexeram no intervalo. Nada mudou no jogo e só aos 12min aconteceu a primeira substituição: saiu o meio-campista Felipe e entrou o atacante Dellatorre no Atlético-PR. Pouco depois, saiu o atacante Carlos Eduardo e entrou o volante Diego Silva.

Com isso, desenhava-se um Flamengo recuado para segurar a vantagem do 0 a 0, mas o futebol não tem lógica: Hernane teve duas chances, aos 19 e 22min. Wéverton defendeu o chute na primeira. O cabeceio foi para fora na segunda.

​O jogo inteiro tinha sido tenso, mas quando faltavam 15 minutos para o fim, isso ficou ainda mais evidente, refletido em confusão: Dellatorre chutou a bola em Samir e levou um tapa de Luiz Antônio. O juiz Pedro Vuaden deu cartões amarelos e deixou a partida seguir.

E seguiu sem lógica: o Atlético-PR precisava do gol, tentava criar uma pressão, mas o time perigoso era o Flamengo. Aos 34min, Paulinho aplicou um "chapéu" na área, mas teve o chute travado. Aos 38min, Hernane arriscou um belo voleio, mas Wéverton evitou o golaço.

Até que, aos 42min, não teve como segurar: Paulinho foi para a linha de fundo e tocou para atrás, onde estava Elias, que concluiu para o gol: 1 a 0. Logo depois, Ciro e André Santos discutiram em campo e foram expulsos. Mas a torcida nem viu. Era hora de prestar atenção em quem queria comemorar. Hernane gosta disso e, aos 49min, após linda jogada de Luiz Antônio pela esquerda, acabou com o jogo e aumentou o volume da festa.

Torcida atleticana

Os quase sete mil torcedores do Atlético-PR que foram até o Maracanã para acompanhar a final da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira, fizeram bonito. Além de incentivar o time durante os 90 minutos, a torcida do clube paranaense aplaudiu muito os atletas ao final do duelo que deu o título ao Flamengo após vitória por 2 a 0.

A postura dos atleticanos chamou a atenção da imprensa nacional, já que mesmo contra mais de 50 mil pessoas a torcida do Atlético-PR se fez ouvir em diversos momentos da decisão nacional.

O reconhecimento veio por parte dos jogadores, conforme destacou o atacante Éderson. "Só temos a agradecer aos nossos torcedores, que sempre acreditaram na gente e fizeram tudo por nós. Queríamos dar esse título a eles, mas infelizmente não deu", afirmou o artilheiro do Atlético.

"A torcida viu que a gente lutou, buscou e, infelizmente, não deu", lamentou Marcelo, autor do gol na primeira partida, no empate por 1 a 1, na Vila Capanema. "Nosso time passou por todas as dificuldades, eliminamos times bons e temos que sair de cabeça erguida. Infelizmente, não veio o título", completou Éderson, substituído na segunda etapa por Ciro, que acabou expulso no final.


Homenagens

O placar eletrônico do Maracanã prestou uma homenagem aos dois operários que morreram nesta quarta-feira no desabamento de uma cobertura metálica da Arena Corinthians, em São Paulo. O estádio carioca manifestou solidariedade com as famílias de Fábio Luiz Pereira e Ronaldo Oliveira, trabalhadores que perderam a vida nas obras do complexo esportivo paulista.

Posteriormente, o homenageado foi Nilton Santos. O placar eletrônico diz que o futebol está de luto e mostrou ao público duas fotos do lateral que morreu na tarde desta quarta. Em uma delas o ex-atleta vestia a camisa da Seleção, e na outra estava com o uniforme do Botafogo.

Com informações do Portal Terra