China e UE buscam cooperação global para o desenvolvimento

O comissário responsável por Assuntos de Desenvolvimento da Comissão Europeia, Andris Piebalgs afirmou que a União Europeia espera discutir importantes assuntos do desenvolvimento global com a China, para fortalecer a cooperação complementar entre ambas. Em entrevista à agência chinesa de notícias Xinhua, publicada nesta sexta-feira (29), Piebalgs disse que o país asiático “tem o potencial de fazer uma grande diferença no mundo em desenvolvimento, como já está fazendo”.

China e UE - Xinhua

De acordo com Piebalgs, a UE acredita que as duas partes podem alcançar um consenso e promover uma cooperação mais eficiente para o desenvolvimento global e regional. O comissário referiu-se ao Plano Estratégico para Cooperação Sino-Europeia 2020, elaborado recentemente pela China e pela organização europeia.

A China alcançou grande sucesso no combate à pobreza e tem oferecido grande assistência a mais de 120 países em desenvolvimento desde o ano 2000, o que levou o país a se transformar em um dos atores principais no ramo a nível mundial.

Ao passo em que elogiou o sucesso doméstico chinês ao retirar milhões de pessoas da pobreza nas últimas décadas, Piebalgs também ressaltou que o país ainda está em desenvolvimento, com a segunda maior população pobre do mundo, atrás da Índia.

O comissário europeu sugeriu a expansão dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos na Organização das Nações Unidas – com oito metas específicas de avanço sustentável e erradicação da pobreza até 2015.

No início de novembro, líderes da China e da UE concordaram no fortalecimento da comunicação sobre políticas de desenvolvimento e em fazer esforços conjuntos para alcançar uma agenda posterior a 2015, além de lançar um diálogo anual de alto nível sobre o desenvolvimento.

Durante uma reunião, na 16ª Conferência China – União Europeia, com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, o presidente da China, Xi Jinping, ressaltou a necessidade de posicionamento adequado para a parceria estratégica frente ao processo de globalização, para que a relação seja de cooperação bilateral.

Citado pela Xinhua, Xi disse ainda que a China e a UE são duas potências na manutenção da paz mundial, dois mercados importantes para promover o desenvolvimento comum e duas civilizações que avançam a causa pelo progresso humano.

Com informações da Xinhua,
Da redação do Vermelho