Petrobras aprova política de preços; gasolina subirá 4% no sábado

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (29) elevação do preço da gasolina nas refinarias em 4% e do diesel em 8% a partir de 0h de 30 de novembro, segundo fato relevante. O Conselho da estatal aprovou a implementação de uma política de preços, mas "por razões comerciais, os parâmetros da metodologia de precificação serão estritamente internos à companhia".

De acordo com comunicado, a nova política de preços pretende assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites estabelecidos no plano de negócios em até 24 meses, além de alcançar a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais. Mesmo assim, a estatal afirma que a política não deve "repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico".

O último reajuste da gasolina ocorreu no dia 30 de janeiro, um aumento de 6,6%. Já o diesel subiu 5,4% e mais 5% no dia 6 de março. Hoje o ministro da Fazenda Guido Mantega, que preside o Conselho de Administração da Petrobras, esteve na sede da empresa, em São Paulo, reunido com o conselho, que definiu o valor do reajuste. O valor do reajuste, segundo a empresa, não inclui os tributos federais (PIS/Cofins e a Cide) e estaduais (ICMS).

Reajustes automáticos

No final de outubro, a diretoria da Petrobras submeteu ao Conselho de Administração da companhia a nova política de preços que prevê reajustes automáticos e periódicos de combustíveis. A companhia explicou que a metodologia vai considerar variáveis como o preço de referência de derivados no mercado internacional, câmbio e ponderação sobre a origem do produto vendido, se refinado no Brasil ou importado.

Fonte: Portal Terra