Inácio propõe recuperação de bacias hidrográficas de Fortaleza

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) apresentou ao ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, o projeto das sub-bacias hidrográficas de Fortaleza, com o objetivo de recuperar riachos, lagoas e cursos d’água localizados na macro bacia dos rios Cocó e Maranguapinho. Inácio quer que o ministro viabilize recursos para a realização do projeto.

“Nosso objetivo é atender a população atingida, recuperar a infraestrutura e restaurar a prestação de serviços públicos ”. Precabura e Messejana estão entre as lagoas de Fortaleza que necessitam da intervenção do projeto.

O projeto deve ser incorporado ao plano de macro drenagem dos rios Cocó e Maranguapinho, apresentado ao ex-presidente Lula e ao governador Cid Gomes pelo senador Inácio Arruda, hoje, em fase de conclusão. É a maior intervenção urbana do gênero no País.

Realizado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Urbanização de Favelas e Saneamento, o programa de macro drenagem foi uma conquista de muitos anos de ação das pessoas humildes dos bairros mais populosos de Fortaleza e da Região Metropolitana, envolvendo o Instituto dos Arquitetos do Brasil e a Associação dos Geógrafos Brasileiros (IAB), em Fortaleza, a Universidade Federal do Ceará e a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, que acreditavam que era possível recuperar aqueles rios.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)