Inácio Arruda participa de reuniões deliberativas do Parlasul

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) encontra-se em Montevidéu, no Uruguai, onde participa até esta terça-feira (03/12) da XXVIII Sessão ordinária do Parlamento do Mercosul que tratará do planejamento das sessões e de assuntos administrativos do colegiado. A sessão contará com as presenças das delegações dos cinco países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) após dois anos sem reuniões deliberativas.

O primeiro assunto da pauta é o adiamento – para 2019 ou 2020 – das eleições diretas para representantes desses países no Parlasul. Segundo acordo político firmado há três anos, os integrantes do bloco deveriam eleger diretamente seus representantes até o final do ano que vem, mas só o Paraguai cumpriu o prazo.

A Representação Brasileira é composta por 27 deputados e dez senadores. Eles tomaram posse há dois anos, quando se buscava retomar as atividades do Parlasul, o que não ocorreu. Diferentes problemas nos países integrantes do bloco levaram à interrupção das reuniões nos últimos três anos. O principal deles foi a demora na indicação dos parlamentares da Argentina, que ficou dois anos sem representação. Em razão dessa demora, o Brasil está propondo uma mudança no regimento do Parlasul, para permitir que a ausência da delegação de um país não inviabilize as reuniões.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)