Aldo Arantes recebe homenagem com Medalha Mérito Legislativo 

A Câmara dos Deputados entregou, nesta quarta-feira (4), 46 Medalhas Mérito Legislativo. A medalha é destinada a autoridades, personalidades, instituições, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. O ex-deputado e dirigente do PCdoB, Aldo Arantes foi um dos homenageados. 

Aldo Arantes recebe homenagem com Medalha Mérito Legislativo - Richard Silva

Para Aldo Arantes, a homenagem é um reconhecimento do trabalho que realizou como ex-deputado constituinte e também pela atividade política e como dirigente do PCdoB. “A indicação do meu nome foi feita pelo meu Partido, é uma convergência da bancada parlamentar, portanto é também um reconhecimento do PCdoB pelo papel que eu tenho desempenhado”, avalia Arantes.

Para ele, a homenagem também destaca a luta atual dele pela reforma política democrática. Ele é o secretário da Coalização Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas. “Essa questão está no centro das minhas atividades, mas não abandonei as atividades como Secretário Nacional de Meio Ambiente do PCdoB”, explica o homenageado.

Sem alterar o perfil do parlamento, sem a construção de parlamento que seja espelho mais próximo da realidade e aspirações do povo brasileiro, fica difícil alcançar uma reforma política democrática, avalia o dirigente comunista, para quem o fim do financiamento de campanha por empresas é medida fundamental.

Personalidades

A medalha Mérito Legislativo, criada em 1983, é concedida todos os anos pela Câmara dos Deputados às autoridades, instituições e personalidades que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo do Brasil.

Os agraciados podem ser indicados pelo presidente da Câmara, pelos membros da Mesa Diretora e por iniciativa dos líderes partidários.

Entre os agraciados deste ano, estão os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello e Luiz Fux; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Félix Fischer; o ministro do STJ Napoleão Nunes Maia Filho; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Emmanoel Pereira; prefeitos, empresários e o poeta Manoel de Barros.

De Brasília
Márcia Xavier