Ananias chama deputados para combater mortalidade materna 

Ao abrir o Seminário de Parlamentares da América Latina e do Caribe para a Garantia do Direito à Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal e Infantil, na manhã desta quarta-feira (4), o deputado João Ananias (PCdoB-CE) convidou os parlamentares para participarem “da luta extremamente justa pela redução da mortalidade materna e infantil em nosso Brasil ou em qualquer lugar onde ainda morram mulheres e crianças”. 

Ananias chama deputados para combater mortalidade materna - Sílvio Barreira

“Com o objetivo de envolver ainda mais o Parlamento Brasileiro nesta causa cidadã, legislando, fiscalizando e debatendo junto à sociedade em prol da redução da mortalidade materna e infantil”, Ananias anunciou o início do evento, que prossegue até amanhã (5).

Além de fortalecer o compromisso dos parlamentares com ações voltadas a acelerar a redução da morbi-mortalidade materna e neonatal, o seminário debate os processos de prestação de contas sobre a saúde das mulheres e crianças dentro do marco do Direito Internacional e dos compromissos assumidos pelos Países da América Latina e Caribe na Agenda Global de Desenvolvimento.

A preocupação dos parlamentares é atender o que foi pactuado em 1990, em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), de reduzir em 3/4 a mortalidade infantil e materna até 2015.

Ananias diz que o seminário internacional dá prosseguimento aos debates realizados em 2012, na Guatemala, com a participação do Brasil, México, Haiti, Guatemala, Peru e Bolívia, promovidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), através da OPAS (Organização Panamericana da Saúde),onde foi discutido com afinco esse tema.

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara constituiu uma Comissão para Tratar da Informação e Prestação de Contas Sobre a Saúde da Mulher e da Criança. A Comissão definiu quatro eixos de atuação, sendo um deles a ação no Parlamento, que é coordenada pelo deputado João Ananias.

De Brasília
Márcia Xavier