Retrospectiva: Mulheres comunistas e a luta política em 2013

"Com a força da mulherada vibrante e aguerrida do nosso Brasil, reforçamos a nossa luta e ampliamos ainda mais nossa atuação." Foi como resumiu Liège Rocha, secretária Nacional da Mulher do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), durante gravação da Retrospectiva 2013 da Rádio Vermelho.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Durante a conversa, a dirigente comunista, que também atua na Executiva Nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM), falou sobre os ganhos de 2013, a centralidade do papel da mulher na luta política e a importância de bandeiras como a defesa da Lei Maria da Penha, que em 2013 completou 7 anos.

“A violência contra a mulher é um problema social, de opressão de gênero. A Lei Maria da Penha é marco na luta política no Brasil, ela joga um papel fundamental nas ações de combate à violência. Mas, entendemos que ainda falta muito para avançarmos nessa trincheira.”

Dentre as questões apontadas por Liège está a importância da notificação compulsória. Segundo ela, “através da notificação compulsória é possível realizar um mapeamento do grau e número de agressões às mulheres no Brasil. O que viabiliza o desenvolvimento de ações voltadas à prevenção, assistência e avaliação dos avanços das políticas de combate”.


Veja alguns dos momentos de luta das mulheres em 2013:

Liège Rocha: no 8 de Março o PCdoB defenderá "Mulheres no Poder" 
Março Mulher: SPM lança campanha e comemora conquistas
Seminário do PCdoB debate papel da mulher na luta política
Foro de São Paulo: Mulheres aprovam nota de apoio a Dilma
Mulheres do Brasil comemoram 7 anos da Lei Maria da Penha

Segundo ela, “o principal problema que observamos hoje é a falta de implementação da Lei Maria da Penha pelos governos estaduais e municipais. Digo isso porque a lei é bem clara na questão de se penalizar o agressor, mas ao mesmo tempo ela também é clara no que se refere à criação de equipamentos que são fundamentais no enfrentamento à violência. Nunca se debateu tanto a violência contra a mulher como na última década, então não podemos admitir que ainda haja estados e municípios sem os equipamentos necessários para a prevenção, acompanhamento e investigação dos caso de violência contra mulher em nosso país”.

Mulheres e comunistas

A secretária da Mulher também falou do  empenho do PCdoB na luta pelo reconhecimento do papel jogado pela mulher na política. Para Liège Rocha os diversos eventos fomentados pelo Partido deixam claro o apoio do PCdoB às mulheres e o entendimento de que a atual conjuntura política e do papel de atuação das comunistas nesse processo.

Durante sua fala, a dirigente comunista ressaltou que na última década foram alcançadas algumas conquistas, como a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, a realização das Conferências Nacionais, a implementação de políticas públicas no combate à discriminação e de garantia da igualdade.

No entanto, Liège acredita que “é chegada a hora de avançar e o PCdoB se converte em um espaço para que as comunistas olhem atentamente para essa década e contribua para a construção de uma estratégia de ampliação dessas conquistas”.

Ouça a íntegra na Rádio Vermelho: