UBM realiza Conferência Nacional Livre de Educação e Gênero

A União Brasileira de Mulheres (UBM), com representação no Fórum Nacional de Educação (FNE) e no Conselho Nacional de Direitos da Mulher (CNDM), organizou com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Conferência Nacional Livre de Educação e Gênero, evento que foi realizada em Brasília (DF), nos dias 11 e 12 de novembro.

Destaca-se que a realização desta Conferência ocorre com a dedicação e envolvimento da Ministra Eleonora Menicucci da SPM, com a luta e a disposição de Vera Soares, o engajamento de Lívia Gimenes, a sensibilidade do Fábio Meireles e especialmente do Prof. Francisco Chagas, coordenador do Fórum Nacional de Educação, que apoiou todo o processo de realização da atividade.

Na primeira mesa de debates, no dia 12, a intervenção inicial coube à representação da UBM – Lucia Rincon que é do CNDM e do Fórum Nacional de Educação. A Professora Lucia apresentou um documento que a UBM fez circular entre ubemistas de todo o país, com propostas ao Documento Referência da Conae (Conferência Nacional de Educação), destacando a necessidade de apontar sempre a responsabilidade do estado com a efetivação das políticas públicas, garantindo orçamento e valorizando as pessoas, com atitudes que garantam a laicidade e a transversalidade das politicas de gênero, recortadas sempre pelas particularidades de classe, raça e etnia, geração, orientação sexual e alocação especial/rural/urbano/floresta.

Na avaliação de Lucia Rincon, a Conferência Nacional Livre de Educação e Gênero, foi uma excelente oportunidade para a discussão de caminhos de superação de uma das bases mais fortes de sustentação da dominação e da opressão das mulheres que é a educação.

Participaram da Conferência, várias delegadas feministas ligadas à Conae, representantes de fóruns estaduais de educação de vários estados brasileiros, professores/as do Distrito Federal, e, além da SPM, representantes do Ministério do Trabalho e da Secad (Secretaria de Educação, Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC).

A UBM está trabalhando para confeccionar um material com as reflexões que têm feito sobre o tema, para distribuir na Conae 2014.

Lucia Rincon – Conselheira da UBM no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e representante das mulheres no Fórum Nacional de Educação.

Fonte: UBM