Vanessa apoia OAB na contestação às doações de empresas
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) parabenizou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por ter protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) ação pedindo que sejam declaradas nulas as normas que permitem que as empresas façam doações a candidatos.
Publicado 04/12/2013 10:43
Na opinião da parlamentar, a ação proposta pela OAB é da maior importância para o aprimoramento da democracia brasileira, uma vez que reduz significativamente a possibilidade de influência do poder econômico no resultado das eleições.
Vanessa Grazziotin afirmou que a excessiva infiltração do poder econômico nas eleições produz graves distorções como, por exemplo, o estabelecimento de vínculo entre doadores e políticos, o que acaba se transformando em fonte de corrupção.
Vanessa Grazziotin disse considerar raros os casos de candidatos que não tiveram que recorrer à ajuda do setor privado para poder bancar suas campanhas eleitorais, que estão cada vez mais onerosas. “O financiamento democrático de campanha é fundamental para a luta contra a corrupção”, disse a senadora.
Da Redação em Brasília
Agência Senado