Rafael Correa conclama jovens à luta contra o imperialismo

O presidente do Equador, Rafael Correa, instou os jovens a combater o mundo capitalista e o imperialismo, e assegurou que a juventude é capaz de mudar o mundo.

Durante sua intervenção na cerimônia de abertura do 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, realizada neste sábado (7) em Quito, capital equatoriana, Correa pediu aos jovens do mundo para realizarem esforços para construir um futuro mais solidário, mais justo, um futuro socialista.

De acordo com Correa, que falou perante mais de 10 mil representantes do movimento juvenil progressista de quase uma centena de países, o império do capital reina no globo, mas isso, disse, tem que mudar.

O evento, organizado pela Federação Mundial da Juventude Democrática, tem por lema: A juventude unida na luta contra o imperialismo, pela paz, a solidariedade e a transformação social.

Durante o encontro, as delegações dos países participantes desfilaram na pista do antigo aeroporto de Quito, convertido agora no Parque Bicentenário.

A agenda do encontro inclui também, declarações de apoio à Síria e à luta do povo palestino, a condenação ao bloqueio estadunidense a Cuba e a ratificação da soberania argentina sobre as Ilhas Malvinas.

O evento se estenderá até a próxima sexta-feira (13), debatendo sobre temas da atualidade como a paz na Colômbia, a situação dos estudantes no Chile e o processo da Revolução Cidadã no Equador.

Hispan TV