Acordo pode facilitar saída de presos de Guantânamo

Os dirigentes dos comitês das Forças Armadas da Câmara e do Senado dos Estados Unidos anunciaram um pré-acordo para facilitar o processo de transferência de presos de Guantânamo, em Cuba, para outros países.

Protestos contra a prisão de Guantânamo são frequentes, como os realizados por organizações internacionais de direitos humanos na foto, manifestantes da organização Anistia Internacional. | Foto: The Guardian

O pré-acordo, anunciado na noite desta segunda-feira (9), será incluído na Lei de Orçamento da Defesa dos Estados Unidos e abrirá caminho para que cerca de 80 dos 162 detidos que continuam em Guantânamo sejam transferidos para outros países. Em 2008, o presidente americano, Barack Obama, prometeu fechar a penitenciária.

O pré-acordo não alterou, no entanto, a proibição da transferência de detidos para que sejam julgados no território dos Estados Unidos e a construção de novas instalações para alojar os presos.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comprometeu-se, em maio deste ano, a traçar um plano de transferência de presos a países que tenham manifestado disponibilidade em receber os detidos de Guantánamo. Mais da metade dos detidos na cadeia estão em condições de ser transferidos.

Fonte: Agência Lusa