Estadunidenses acreditam que o país segue na direção errada

Cerca de 68% dos estadunidenses estimam que seu país caminha na direção errada, enquanto apenas 30% acreditam que está no caminho correto, revelou pesquisa divulgada nesta terça-feira.

Além disso, a pesquisa da McClatchy-Marist apontou que o índice de desaprovação do presidente Barack Obama disparou para 53%, a cifra mais alta em 30 pesquisas realizadas pela empresa sobre o presidente.

O índice de aprovação de Obama agora é de apenas 43%, por causa do efeito do fechamento do governo por 16 dias em outubro e pelas dificuldades para a entrada em funcionamento da página na internet da lei de Saúde.

A consulta constatou que 33% dos entrevistados aprovam o trabalho dos democratas no Congresso, enquanto que os republicanos são bem vistos por 22%, numa legislatura marcada pela maior improdutividade nos últimos 66 anos.

Uma maioria de cerca de 48% culpa a oposição pela paralisação legislativa; 38 pensam o mesmo de Obama e 12% tem essa percepção de ambos, indicou o estudo.

Além disso, 68% das pessoas consultadas mostraram-se céticas de que os parlamentares atinjam um acordo sobre o orçamento para ampliar o financiamento do governo.

Um comitê de conferência bipartidário trabalha para conseguir um acordo antes de 13 de dezembro quando cessa seu mandato, data na qual começaria a contagem regressivo para outro fechamento do governo em 15 de janeiro.

Fonte: Prensa Latina