Movimento da Mata Uchoa reúne amigos da causa ambiental

Em clima de comemoração pelas conquistas obtidas em 2013, o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa reuniu na última quarta-feira (04), dezenas de amigos da entidade e da causa ambiental. "Este ano, tivemos muitas lutas e conquistas e em 2014 continuaremos na luta e, na próxima confraternização esperamos poder comemorar a implantação do Parque Rousinete Falcão nos 192ha de Mata Atlântica", comentou Augusto Semente, um dos coordenadores do movimento.


Secretário Marcelino Granja (de paletó) ladeado por coordenadores do Movimento. Fotos: Augusto Semente

Entre as conquistas, o Movimento destaca o plano de manejo dos 192ha da Mata do Engenho Uchoa; ampliação do Refugio de Vida Silvestre de 20ha para 171,05ha, conforme Decreto nº 39.938, de 11 de outubro de 2013, bem como a aprovação de Moção de Apoio à Implantação do Parque Natural Rousinete Falcão nas Conferências de Meio Ambiente e das Cidades nas etapas municipal, estadual e nacional.

Durante a festa de confraternização foram exibidos vídeos das ações do Movimento, entre elas a audiência pública no Clube das Águias contra a instalação da Usina de Lixo; confraternização do Movimento 2012; XIII Movimento Ecológico da Escola Presidente Humberto Castello Branco; vistoria da Mata do Engenho Uchoa; e tombamento do baobá na Escola Professora Olindina Alves Semente.

Foram mostradas ainda imagens da participação do Movimento no programa Cabeça de Área, da TV Universitária, dirigido por Edilson Fernandes, sobre Prática esportiva e Meio Ambiente; do programa “Pé na Rua” apresentado por Ivan Moraes Filho, sob o título "Mais uma experiência que dá certo”; e imagens das manhãs de Sol e desfiles da TCM Arrebenta Sapucaia.



Cida Pedrosa (centro) com coordenadores do Movimento

O encontro festivo teve a participação de representantes de diversos segmentos sociais ligados à causa ambiental, como o secretário estadual de Ciência  e Tecnologia Marcelino Granja,  Hélvio Polito e Giannina Cysneiros, da Secretaria estadual de Meio Ambiente (Semas), a secretária de meio ambiente do Recife, Cida Pedrosa, a jornalista Inamara Mélo, Eduardo Lins e Maria Perpétua, ambos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.

O movimento social foi representado por Joselita Santos, da Associação da Comunidade de Chico Mendes, Terezinha Brito do Clube dos Contabilistas de Pernambuco, Gilvan Alves do Sindicato dos Contabilistas no Estado de Pernambuco, Cristina Lundgren e Aluisio Figueiroa, respectivamente presidenta e membro do Conselho Gestor RVS Mata do Engenho Uchoa.

Ainda presentes: Thais Eugenio, do gabinete da deputada Luciana Santos, Márcia Branco e Amaro Cajueiro do Jardim Botânico do Recife, Edmar Neto da TCM Arrebenta Sapucaia!, Carlos Augusto Pousada Atapus, Luci Machado, Jacilda Nascimento, José Semente e Augusto Semente, coordenadoras (res) do Movimento, bem como Ximena de Souza Leão, Ivanildo Marinho, Gil Pinheiro e José Inácio, militantes do Movimento.

Fonte: Augusto Semente- Movimento da Mata Uchoa