Retrospectiva: A luta internacionalista do PCdoB em 2013

"Atuar na orientação política da atividade internacionalista dos comunistas brasileiros, com foco na amizade, solidariedade, intercâmbio e cooperação soberana entre os partidos e povos", esse é o motor que move as atividades da Sercretaria de Relações Internacionais do PCdoB. Para refletir sobre a atuação desse setor na luta políticam, em 2013, a Rádio Vermelho recebeu Ricardo Alemão Abreu, secretário de Relações Internacionais do PCdoB.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Durante a entrevista, Alemão destacou que a atividade internacionalista é uma atividade militante e como envolve todos os comunistas em torno de bandeiras caras à luta política internacional. Segundo ele, "através de um debate consciente e coletivo, a atividade internacionalista do PCdoB atualizou-se e desenvolveu-se para corresponder ao Programa Socialista do Partido".

Alemão falou sobre as atividades realizadas como semenários, encontro, missões , entre outros e destacou a importante parceria de entidades como o Centro Brasileiro de Solidariedade aos povos e luta pela Paz (Cebrapaz), para a construção desses espaços e na defesa de bandeiras como a a luta pela soberania e paz dos povos.

No que se refere a luta de ideias travada pelo Partido, o dirigente comunista pontuou que nos últimos ano a Secretaria estreitou, ainda mais, as relações com a Fundação Maurício Grabois. Segundo ele, essa parceria foi estratégica no que se refere ao trabalho de pequisa e troca com as nações amigas, além de possibilitar alianças e fomentar a publicações de obras com temas candentes do debate em curso.

Veja algumas das atividades realizadas em 2013:
Comitê de solidariedade ao povo sírio divulga relato sobre missão
Cebrapaz participa do Fórum Mundial de Direitos Humanos
13º Congresso: O internacionalismo é uma das bases da luta do PCdoB
Conjuntura internacional é tema de debate em seminário do PCdoB
Ricardo Alemão Abreu: PCdoB no 19º Encontro do Foro de São Paulo
Evento avalia 10 anos de política externa progressista do Brasil
Partido Comunista do Brasil e do Vietnã reforçam laços de amizade
Esquerda e movimentos sociais unidos em apoio à eleição de Maduro 

Na abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre,, que ocorreu em Porto Alegre, milhares de pessoas apoiam luta pela liberdade e participam de debates e conferências.

Alemão também falou dos eventos realizados ao longo de 2013, com destaque para o 19º Foro de São Paulo, que ocorreu de 31 de julho a 4 de agosto de 2013. Ele lembrou que o PCdoB foi co-organizador do evento junto com o PT, na qualidade de membro do Grupo de Trabalho do Foro, do qual faz parte desde 2008.

"Estamos vivendo a fase de maior unidade, e as atividades do Foro refletiram isso. A Declaração Final do Encontro,. que teve como título “Aprofundar as mudanças e acelerar a integração regional”, deixa claro qual é a proposta das forças que compõem esse campo", externou o dirigente comunista.

Durante o balanço, Alemão salientou a atuação aguerrida dos parlamentares comunistas no que se refere a pauta internacional. 

O secretário de Relações Internacionais também falou das atividades do 13º Congresso do PCdoB e frisou que esse foi um momento de intenso debate e troca.

Ao falar sobre os temas que foram discutidos, Alemão destacou que eles resumiram o 2º temário das Teses do 13º Congresso e contribuíram, de forma significativa para o amadurecimento do debate travado pelos comunistas brasileiros em torno do tema.

Ele também falou da ampla participação das delegações internacionais no Congresso. "Reunir tantas forças, de diferentes matizes ideológicos, e de diversas partes do globo, reflete a resistência e confiança de dias melhores, a confiança da vitória do socialismo no mundo. Isso demonstra a influência política do PCdoB no debate mundial", frisou o dirigente comunista.

Ouça a íntegra do balanço na programaçãod a Rádio Vermelho: