Base aliada e Temer tentam acordo sobre Orçamento 

O presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Lobão Filho (PMDB-MA), informou que haverá uma reunião do vice-presidente da República, Michel Temer, com lideranças da base do governo nesta quinta-feira (12), às 9 horas, para tentar chegar a um acordo para votar os dez relatórios setoriais da Proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2014.

A meta do colegiado é votar todos os relatórios setoriais até amanhã. Se o cronograma for seguido, o Orçamento de 2014 seria votado pelo Congresso no dia 23 de dezembro.

As divergências surgiram depois que o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), disse que o partido dele manterá a obstrução às votações dos relatórios enquanto o governo federal não sinalizar mudança sobre o posicionamento em relação à possibilidade de veto do orçamento impositivo na LDO.

“Eduardo Cunha (líder do PMDB na Câmara) sugeriu que a gente fizesse a leitura de dois ou três relatórios para ver se o governo sinaliza algum posicionamento”, afirmou Forte.

Uma fala da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na segunda-feira (9), indicou que a presidenta Dilma Rousseff poderia vetar as regras do Orçamento Impositivo para emendas parlamentares individuais estabelecidas na LDO.

Hoje foram lidos seis relatórios setoriais. Faltam apenas dois para serem apresentados na comissão para que a votação possa ser iniciada. Outros dois pareceres já tinham sido lidos na segunda e terça-feira (9 e 10).

O principal relatório é sobre a área da Saúde, que recebeu maior número de emendas individuais dos parlamentares, seguindo as regras do Orçamento Impositivo previstas na Proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara