Maioria escocesa mantém oposição à independência do Reino Unido
Ainda que o premiê escocês, Alex Salmond, tenha apresentado um plano para a independência que inclui eventuais benefícios futuros, a maioria dos habitantes dessa província britânica continua oposta a se separar do Reino Unido, segundo pesquisas divulgadas nesta quarta-feira (11).
Publicado 11/12/2013 20:02
Três empresas diferentes realizaram pesquisas no início de dezembro, depois da divulgação do projeto, e os números daqueles que rejeitam a independência atingem 57%, 56% e 52%, segundo os diferentes resultados.
Além de obter estatísticas similares sobre os opostos a essa ideia, os três questionários também coincidem em apontar que este grupo diminuiu em muito poucos pontos percentuais (apenas entre um e três) após a apresentação do plano.
As três agências são Ipsos-Mori, YouGob e Progressive Scottish Opinion, que apontam que os favoráveis à separação são 33%, 33% e 27%, por essa ordem, com pouco aumento nas últimas semanas.
O projeto para a independência, conhecido como Livro Branco, contém planos de melhorias econômicas e sociais uma vez que a Escócia tenha conseguido a separação.
A questão será definida em um referendo no dia 18 de setembro de 2014, no qual os cidadãos da região votarão a favor ou contra.
Fonte: Prensa Latina