Reunião da direção do PCdoB no Pará com olhos em 2014

Nesse fim de semana (14) e (15) de dezembro, o pleno do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil realizará sua segunda reunião após a realização de sua 15º Conferencia Estadual e do Congresso Nacional dos comunistas. É preciso fortalecer o PCdoB para se apresentar como alternativa de poder no Pará!
(*Moisés Alves)

 Entre os diversos temas da reunião está em pauta o projeto politico do PCdoB em 2014 e a eleição da sua nova Comissão Politica. Os desafios dos comunistas no Pará são imensos, entre eles está colocado buscar o melhor caminho para construir um projeto alternativo para o povo paraense.

O Pará amarga a presença de um governo atrasado e conservador, que reprime os movimentos sociais e aplica um projeto que beneficia as elites e o latifúndio, com o aumento da insegurança, da impunidade e da morte no campo. A lógica que permanece é do extrativismo e a da exploração das nossas riquezas, tudo sai do Pará, nosso minério, nossa madeira sem agregar nenhum valor ao desenvolvimento do estado que busque beneficiar os trabalhadores e o povo paraense. Precisamos derrotar os tucanos no Pará em 2014 e pensar em um projeto de desenvolvimento para o Pará e pra Amazônia, que tem um território onde vivem mais de 20 milhões de habitantes.

Na Amazônia prevalece uma lógica perversa, da degradação do meio ambiente e do saque de nossas riquezas naturais, ficando para o povo a pobreza e os conflitos sociais. É preciso mudar essa realidade, integrar a Amazônia ao projeto de desenvolvimento do Brasil, pois o território amazônico é estratégico para a soberania e para o desenvolvimento de nosso país.

Do ponto de vista do projeto eleitoral dos comunistas paraenses, o PCdoB tem que busca ampliar seu protagonismo eleitoral retomando sua vaga na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, além de participar da disputa majoritária.

O PCdoB vem acumulando nessa área nos últimos anos no Pará, ampliou sua votação, elegeu vice-prefeitos, dobrou seu numero de vereadores em 2012, entre eles dois na capital.

Do ponto de vista das tarefas do Partido é preciso avançar ainda mais na construção de uma politica organizativa e de estruturação partidária, consolidando um sistema de direção com planejamento integrado das secretarias politicas, de massas e de estruturação com realizações de reuniões sistemática, encontros, fóruns que visem o fortalecimento e a consolidação de um Partido forte e presente na luta dos trabalhadores e do povo.

Somente será possível alcançar nossos objetivos se movimentarmos a militância partidária e os mais de 4000 filiados reunidos na última conferência, com uma politica de organização e de estruturação que busque fortalecer a direção estadual e os comitês municipais, baseado sua ação no fortalecimento do projeto politico do PCdoB que pense na estratégia e na tática dos comunistas, rompendo com o pragmatismo e com o imediatismo. É preciso pensar em um partido a médio e longo prazo acumulando forças para se apresentar como alternativa de poder no Pará.

*Moisés Alves é membro da direção estadual e de sua comissão politica