Venezuela agradece Paraguai por aprovar sua adesão ao Mercosul

O chanceler da Venezuela, Elias Jaua, agradeceu a aprovação pelo Senado paraguaio do Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercado Comum do Sul (Mercosul). O documento foi enviado para o Senado pelo presidente do país, Horacio Cartes, que o assinou na semana passada.

"Estamos gratos", disse Maduro nesta quarta-feira (11) durante uma discussão com jornalistas nacionais e internacionais em Caracas.

Leia também:
Senado paraguaio aprova ingresso da Venezuela no Mercosul

O documento foi aprovado com 29 votos a favor, 10 contra e uma abstenção, o texto segue agora para a Câmara dos Deputados.

Neste contexto, Jaua ressaltou que esta ação é uma demonstração de vontade política por parte do Paraguai, um país que voltou a fazer parte integralmente do Mercosul após a eleição do presidente Cartes. O país foi suspenso do bloco após o golpe parlamentar que destituiu o presidente Fernando Lugo do cargo.

As sanções ao Paraguai foram suspensas em agosto, quando Cartes assumiu a presidência, mesmo assim, o país não participou das reuniões do bloco por conta da discordância com o fato de a Venezuela ter sido incorporada à sua revelia após sua suspensão. O que foi possível porque os Congressos de Brasil, Argentina e Uruguai já haviam aprovado a adesão.

"Estamos muito felizes por terminar a nossa presidência pró-tempore do Mercosul com todos os membros no exercício das suas funções", disse o ministro, que informou que espera ter a presença do presidente Cartes na próxima cúpula presidencial do Mercosul que será realizada em Caracas, em 17 de janeiro.

Com AVN