"O problema não é econômico, é de classe social", afirma Lula

Em meio a centenas de lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou, nesta quinta-feira (12), da intensa investida da direita contra a base aliada que dirige o ciclo de mudanças iniciado em 2003. Lula foi enfático: "O problema não é econômico, o problema é de pele, é de classe social". 

Joanne Mota, do Vermelho com agências

Lula e Dilma - encontro do PT - Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O 5º Congresso do PT, que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, aconteceu em Brasília e homenageou Luiz Gushiken e Marcelo Déda.

Irônico, o líder político ainda disparou: "Quem lê jornais acha que o Brasil está acabando. (…) Eles começam a dizer que a percepção da economia é mais importante que a própria economia. É fantástico!”.

Ele falou sobre o descontentamento da oposição em relação aos avanços alcançados na chamada década inclusiva e ponderou que “se eu tivesse fracassado como imaginavam, diriam que era porque eu era um coitadinho de um operário, que não estava preparado. Fizeram um país para governar por mais de 20 anos e quem está governando há 12 anos somos nós. Um dia pegaram uma jovem de 20 anos, prenderam-na, torturaram-na, e depois a soltaram. Alguns anos depois essa jovem rebelde vira presidenta da República desse país. Isso não é uma coisa simples de compreender”.

O ex-presidente afirmou que há um preconceito de pele com o campo progressista e popular que mesmo com uma imensa geração de emprego – 1 milhão e 400 mil apenas em 2013 – as notícias são apenas negativas. “Nos criticam pelos nossos acertos, mais do que pelos nossos erros.”

“Quero entender qual é o país que está melhor que o nosso Brasil. Alguns países estão bem porque começaram décadas antes de nós, mas nenhum país está bem como o nosso. Não há nenhum país que tenha registrado 4,8 milhões de empregos formais em três anos, que tenha mais responsabilidade fiscal do que nós”, rebateu Lula.

Desafios

Lula ainda falou dos desafios que estão já batendo à porta. Entre os assuntos tocados pelo ex-presidente esteve a tarefa de reeleger Dilma. Segundo ele, é uma tarefa central para a continuidade do processo de mudanças.

Num recado claro aos dirigentes, aliados, bem como a todo o campo progressista e popular, o ex-presidente pediu alerta e apoio para o próximo ano. “Não se iludam que cada coisa, quanto melhor fizermos, mais aumentará a ira da oposição contra nós. Tudo isso deixa as pessoas em dúvida sobre o que vai acontecer nesse país. Temos uma responsabilidade de reeleger a Dilma presidenta e para isso precisamos ter uma boa bancada de deputados federais, aumentar o número de senadores, eleger governadores e deputados estaduais.”