Casa da América Latina no Espírito Santo

 Ativistas de movimentos sociais e de partidos de esquerda querem organizar uma Seção da Casa da América Latina no Espírito Santo.

Embrião da Seção capixaba da Casa da América Latina - Marluzio Dantas

 Com o propósito de organizar uma Seção da Casa da América Latina no Espírito Santo, um grupo de capixabas se reuniu no dia 14, dando início às tratativa para concretizar o objetivo.

A Casa da América Latina é uma Associação civil sem fins lucrativos, com sede no Rio de Janeiro, que tem como seus principais objetivos, difundir e preservar a amizade entre os povos da América Latina; defender seus interesses e direitos à soberania, à autodeterminação e à construção de sociedades justas e fraternas; promover a solidariedade internacionalista e a paz; contribuir para a integração soberana e o intercâmbio cultural entre os povos da região.

Como disse Fausto Wolff sobre a Casa da América Latina: Depois de voltarmos as costas de modo arrogante e indelicado para a América Latina, preferindo nos comportar como tietes de Portugal, Inglaterra, França e dos Estados Unidos, parece que desta vez um grupo de pessoas corajosas e inteligentes entendeu que o Brasil é parte importantíssima da América Latina.

O PCdoB, por intermédio de vários de seus militantes, participa desse “movimento pró-Casa da América Latina no Espírito Santo”. Na primeira reunião estiveram presentes os comunistas Iran Caetano, Andressa Mileip Machado, Claudio Machado e Mauricio Vilela.

Além dos comunistas, estiveram presentes Marluzio Ferreira Dantas, que tomou a iniciativa de propor a criação da Seção capixaba da Casa da América Latina; Fernanda Tardin, que, com sua energia e engajamento, mobilizou a turma para a reunião; Beatriz de Broutelles; Flavia de Broutelles Soares; Fraga Ferri; Luiz Reis; Mônica Simões;  Vitor Taveira e Wilson Coelho.

A próxima reunião será realizada ainda este ano, quando o Estatuto da entidade será analisado e serão decididos os paços seguintes.