Mais de 60% dos venezuelanos aprovam governo de Nicolás Maduro
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, chega a seu sétimo mês de governo com a aprovação de 61% dos venezuelanos, como informou o instituto Hinterlaces, nesta terça-feira (17).
Publicado 18/12/2013 19:06

Maduro foi eleito presidente, após a morte de Hugo Chávez em 5 de março, com 50,66% dos votos, superando o opositor Henrique Capriles, que obteve 49,07% do eleitorado. Na última semana, nas eleições municipais realizadas no país, o chavismo conquistou 8 em cada 10 prefeituras disputadas.
Segundo o levantamento, apenas 37% consideram o trabalho realizado pelo presidente como ruim ou muito ruim.
Economia
A pesquisa foirealizada no período compreendido entre 3 e 7 de dezembro. De acordo com o diretor da Hinterlaces, Oscar Schemel, os dados estão vinculados à aprovação generalizada da ofensiva econômica levada a cabo pelo governo de Maduro desde novembro para enfrentar a especulação, usura e o dólar paralelo que fixa de maneira irreal os preços dos produtos sem levar em consideração nenhum parâmetro da economia nacional ou estrangeira.
Questionados se concordam ou não que o governo estabeleça limites aos lucros de empresários e comerciantes, 62% demonstraram concordar com a medida. Da mesma forma, 70% concordam com as medidas econômicas adotadas pelas autoridades para ajustar a queda dos preços.
Para 74% dos entrevistados, no país existe uma guerra econômica para gerar crise e tentativa de desestabilização no país e 56% demonstraram otimismo sobre as perspectivas de uma melhoria no cenário econômico nacional para o próximo ano.
Da Redação do Portal Vermelho,
com agências