TSE fará campanha em prol da participação da mulher na política

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, garantiu a parlamentares da bancada feminina do Congresso, em reunião na noite desta quarta-feira, a realização, já no próximo ano, de uma ampla campanha institucional nas rádios e tevês em prol da maior participação da mulher na política. “Vocês têm meu apoio irrestrito, podem contar comigo”, disse o ministro. 

TSE fará campanha em prol da participação da mulher na política

A coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), conseguiu ainda o compromisso do presidente do TSE para que discuta com os partidos o respeito à lei que destina 5% do fundo partidário para qualificação das mulheres nas siglas e 10% de tempo de tevê.

A procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), disse ao ministro que a situação do país é vergonhosa, uma vez que ocupa a 156ª posição no ranking entre 188 países com a maior participação feminina no parlamento.

Ela explicou que a campanha está legitimada na lei da minireforma eleitoral aprovada no Congresso e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. Autora da emenda na minireforma, Vanessa destaca que o artigo da lei diz que as campanhas devem ser realizadas nos anos eleitorais. Como 2014 é ano de eleição, a campanha será preparada para o primeiro semestre.

“As campanhas do TSE tem muita credibilidade perante a população, temos certeza que estamos dando um grande avanço na política de conscientização da maior participação política das mulheres”, disse a senadora Ana Amélia (PP-RS).

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen Vanessa Grazziotin