Chineses de cidade-irmã do Recife são recebidos por Luciano

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, recebeu nesta quinta-feira (19) a delegação da cidade chinesa de Guangzhou (Cantão), que cumpre agenda na cidade até esta sexta-feira (20). Guangzhou é cidade-irmã do Recife desde 2007.


Fotos: Audicéa Rodrigues

No encontro desta quinta-feira, Luciano e a secretária-geral do Comitê Permanente da Assembleia Municipal de Guangzhou, sra. Zhou Qin, trocaram impressões sobre as duas cidades e a condição de cidades-irmãs, entre outros temas. Foto: Audicéa Rodrigues

"Estive em Guangzhou em 2005 e em 2007. Por duas vezes também recebemos aqui as delegações do governo da cidade e nessas ocasiões nós consolidamos os entendimentos para o irmanamento das duas cidades ", disse Luciano. A sra. Zhou Qin, por meio de intérprete, destacou que as tratativas do acordo de cooperação feito em 2007 foram encaminhadas justamente pelo Comitê da qual é secretária-geral.

Luciano falou ainda sobre a satisfação de conhecer a cidade chinesa, que é capital da Província de Guangdong. "Nas duas oportunidades, mantivemos muitas conversações com o governo, com empresas, com universidades, e também visitei o complexo portuário, um dos maiores do mundo, que na época estava sendo construído. Fiquei impressionado com o desenvolvimento de Guangzhou".


Luciano entrega a Zhou Qin livro com fotos do fotógrafo Alcir Lacerda

O vice-prefeito do Recife manifestou também sua satisfação em receber a comitiva chinesa. "Primeiro, pela importância que o nosso governo, o governo do prefeito Geraldo Julio, dá às relações com Guangzhou. Nós só temos onze meses de governo e, por isso, ainda não foi possível nesse primeiro momento retomar essas relações. Para nós, embora, a China e o Brasil sejam tão distantes geograficamente e vivam realidades econômicas, sociais, culturais e políticas muito diferentes, o intercâmbio, a troca de experiências e a aproximação de nossos empresários são muito importantes", afirmou Luciano. Ele destacou ainda o fato de a China ser o principal parceiro comercial do Brasil.

A agenda da delegação chinesa no Recife inclui ainda visita ao Porto Digital e à comunidade de Brasília Teimosa. Nessa visita, o grupo é acompanhado pelo secretário de Relações Internacionais da Prefeitura do Recife, Lauro Gusmão.

Cidades-irmãs


Guangzhou: O rio cortando a área urbana é um elemento que une as duas cidades

O acordo de irmanamento entre Recife e Guangzhou foi assinado em outubro de 2007, quando o prefeito João Paulo viajou até a cidade chinesa. Considerada porta de entrada e saída, Guangzhou é a capital da Província de Guangdong. A cidade fica a 182 km de Hong Kong, sendo o maior e mais próspero município da região, com uma população atual de quase 17 milhões de habitantes e área de 7.434 km2.

Guangzhou é a terceira cidade mais importante da China e a mais industrializada. Possui um dos mais importantes portos do país para o comércio exterior. A cidade das flores, como é conhecida, tem uma história cultural de mais de dois mil anos. O acordo de cooperação entre Guangzhou e Recife é resultado direto da visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou à China, em 2004.

Além de Guangzhou, o Recife tem cooperação de irmanamento com as cidades do Porto (Portugal) e Nantes (França).

Audicéa Rodrigues
Do Recife