CPI do Trabalho Infantil visitará os estados em 2014 

A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), relatora da CPI do Trabalho Infantil, afirmou que "precisamos fazer o papel proativo de diligência, de visitas e de mobilização dos entes públicos para atingir o objetivo de erradicar o trabalho infantil no Brasil", ao anunciar que, em 2014, a Comissão Parlamentar de Inquérito que apura a exploração do trabalho infantil no país vai realizar audiências nos estados e visitas em locais onde há denúncias de ocorrências desse tipo de exploração. 

Luciana Santos (foto) afirmou que em 2013 a comissão ouviu entidades comprometidas com a erradicação do trabalho infantil. Segundo ela, agora é o momento de iniciar as visitas aos locais onde há denúncia desse tipo de infração para mapear o problema e apontar sugestões.

"Vamos aos locais onde existem indicadores de territórios de risco do trabalho infantil. Precisamos de fato fazer com que essa CPI seja para valer e faça esse papel proativo de diligência, de visitas e de mobilização dos entes públicos para que a gente atinja o objetivo de erradicar o trabalho infantil no Brasil."

Segundo a relatora da CPI, existem 3,5 milhões de crianças em situação de trabalho infantil no Brasil. Dados do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil alertam para o fato de que o Brasil não vai conseguir acabar com o trabalho de crianças e adolescentes até 2020, meta estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a erradicação desse problema no mundo.

De 2000 a 2011, o País tirou apenas 500 mil crianças de situações de trabalho precário e com risco para a saúde. Se continuar nesse ritmo, só vai conseguir erradicar o trabalho infantil em 2033.

Dos 3,5 milhões de trabalhadores mirins, cerca de 2,9 milhões são adolescentes entre 14 e 17 anos. Desse total, 1,6 milhão estão fora da escola.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara