Ex-vice-presidente equatoriano é eleito para cargo na ONU

A chancelaria equatoriana celebrou nesta sexta-feira (20) a designação do ex-vice-presidente da República, Lenín Moreno, como novo enviado especial das Nações Unidas para temas de necessidades especiais e acessibilidade.

"Moreno foi um exemplo em seu trabalho como vice-presidente da nação", expressou o ministro de Relações Exteriores e Mobilidade Humana do Equador, Ricardo Patiño, durante um ato ontem à noite em homenagem à principal gestora da missão solidária, Manuela Espejo.

"Durante sua responsabilidade no Estado, os princípios estavam à frente de qualquer decisão, assim como o interesse e a preocupação pelos mais necessitados, isso acontece quando estamos na presença de um homem com o coração do tamanho da Amazônia", disse Patiño.

A ocasião foi propícia para que o coordenador residente da ONU no Equador, Diego Zorrilla, destacasse que Moreno ajudará a promover os direitos das pessoas com necessidades especiais, com especial atenção à iniciativa Acessibilidade para todos.

Zorrilla afirmou que o laureado com o Grau de Grande Cruz do Parlamento Andino é um defensor mundialmente aclamado em prol das pessoas com necessidades especiais e de uma sociedade inclusiva.

"Sob sua liderança como vice-presidente do Equador avançou substancialmente no campo da inclusão social, assim como na integração de pessoas portadoras de necessidades especiais no projeto de desenvolvimento nacional", acrescentou.

Zorrilla destacou que como reconhecimento de seus avanços em 2012, Moreno foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pela Assembleia Nacional do Equador.

Segundo reconhece a ONU, existem mais de um bilhão de pessoas portadoras de necessidades especiais, o que representa 15% da população mundial.

Fonte: Prensa Latina