Lançamento de site fortalece turismo étnico-afro na Bahia

Para fortalecer as ações voltadas ao turismo étnico-afro e divulgar os potenciais do segmento no Estado, foi lançado na última quarta-feira (18/12), no Forte da Capoeira, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, o site Turismo Étnico-afro da Bahia (www.etnicoafro.bahia.com.br). A iniciativa é da Secretaria Estadual do Turismo (Setur).

Na ocasião, ainda foi assinado um protocolo de intenções para promoção do turismo sustentável na região do Baixo Sul, que beneficiará as comunidades quilombolas de Jatimane e Boitaraca.

O site traz informações sobre capoeira, gastronomia, religiosidade e a história do povo negro na Bahia. Os internautas também poderão saber um pouco mais sobre grupos culturais, festas típicas, mercados e feiras, além de roteiros especiais. Mestres de capoeira podem cadastrar seus grupos no site para participar do diretório de grupos de capoeira da Bahia.

De acordo com o secretário da Setur, Domingos Leonelli, a Bahia é pioneira em trabalhar a divulgação do potencial étnico-afro para o turismo, e o site vai se somar a essa divulgação. Sobre a assinatura do protocolo de intenções no Baixo Sul, o secretário declarou que a zona turística do Pratigi promete surgir já com estruturas e garantias ambientais, para depois desenvolver a hotelaria, o que vai acarretar o fortalecimento das comunidades quilombolas da região.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências