Missão da ONU elogia postura de cooperação da Síria

A responsável pela Missão Conjunta da ONU e a Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), Sigrid Kaag, elogiou na quinta-feira (19) a cooperação da Síria com a Missão Conjunta de especialistas que encabeça.

Essa postura do governo sírio, disse Kaag, durante um encontro com o vice-chanceler sírio Faisal Mekdad, favoreceu o cumprimento pela Síria de suas obrigações após sua adesão à Convenção para a Proibição de Armas Químicas.

Na reunião, Kaag expressou sua confiança em que as partes envolvidas no processo de desarmamento químico terão em conta as condições particulares pelas que atravessa a Síria, chegado o momento de debater os detalhes da execução das próximas etapas.

Assim, assegurou que a questão síria sírio será tratada com imparcialidade à luz das necessidades técnicas e financeiras do país para cumprir suas obrigações.

Kaag assegurou a plena disposição da missão da ONU-Opaq para trabalhar em conjunto com o governo sírio a fim de garantir a segurança do transporte das substâncias químicas fora do país.

Por sua vez, Mekdad ressaltou a cooperação da Síria com a missão conjunta, partindo de seu interesse em cumprir todos os seus compromissos, sendo um Estado parte da Convenção para a Proibição de Armas Químicas.

Não obstante, afirmou, países como Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, e Arábia Saudita, tentam obstaculizar o cumprimento das obrigações da Síria ante a Opaq mediante ações dos grupos vinculados à Al-Qaeda que eles apoiam.

Por último, Mekdad agradeceu à missão sua imparcialidade e a transparência mostrada em seu trabalho.

Prensa Latina