Lázaro Rodrigues: O PCdoB, a internet e a luta de ideias

Em 2007, uma importante resolução política do nosso partido foi fator fundamental para o enriquecimento, coesão e fortalecimento da tática partidária. Este fator tático fundamental foi materializado na formulação da necessidade imperiosa de se alinhar em patamar igualitário e de importância as três frentes de acumulação de forças, quais sejam: a frente política institucional, a frente de massas e a frente da luta de ideias.

 Por Lázaro Rodrigues*, para o Vermelho

Fica claro, a partir desta orientação, que as três frentes não possuem hierarquia de prioridade de uma sobre a outra,ao contrário, elas devem caminhar juntas e se fortalecendo de forma sinérgica e impulsionando uma a outra.

Em curta retrospectiva histórica, é notório o nosso acúmulo de forças nas três frentes de lutas. Basta avaliar a realidade partidária nestas três frentes, a partir da derrubada da ditadura militar para o período histórico da Era Lula/Dilma. Porém, a nova realidade imposta pelo curso das lutas políticas e as novas exigências e desafios da nação, nos colocam hoje às tarefas primordiais da necessidade de estabelecer um novo impulso e vigor de quantidade e qualidade nestas três frentes de acumulação de forças.

Nossa orientação tática em relação às frentes de acumulação de forças é correta. Entretanto, não pode ser entendida e aplicada de forma mecânica ou idealista, pois no curso das lutas políticas e sociais ou ante acontecimentos repentinos decorrentes da acirrada luta de classes em nosso país, é possível que em dado período, uma frente ganhe destaque e protagonize o cenário político mais que as outras.

O PCdoB, a luta de ideias e a internet

O foco deste artigo é a frente da luta de ideias e nesta frente, que é ampla, vamos nos dedicar em particular a apenas um aspecto desta luta de ideias. Este aspecto é o meio internet e as novas tecnologias da informação. É uma questão muito pontual, o PCdoB e a luta de ideias na internet. Pretendo fomentar este debate pontual, sem, no entanto, perder de vista questões chaves como o nosso programa socialista, os documentos e resoluções do 13º Congresso e as três frentes de acumulação de forças.

Antes de refletir sobre nossa realidade, isto é, sobre o PCdoB e a luta de ideias na internet coloco em destaque a rica e exemplar experiência dos nossos irmãos venezuelanos. Travar a luta de ideias usando os meios da internet e das tecnologias da informação tem sido uma rica e vitoriosa experiência da revolução bolivariana e popular venezuelana. Somente a título de ilustração, podemos citar, por exemplo, um poderoso movimento popular revolucionário existente nas redes sociais que tem por finalidade travar a luta de ideias nas redes; bem como, informar, mobilizar e organizar o povo. Este movimento real e virtual é a TROPA (Tuiteiros Revolucionários Organizados por La Pátria). É um coletivo formado por todos (as) apoiadores do governo revolucionário e popular da Venezuela. É um movimento organizado e disciplinado, capaz de em poucos minutos fazer com que uma #hashtag colocada nas redes sociais alcance o primeiro lugar no mundo e na Venezuela. Este movimento é a expressão viva, do pensamento de Hugo Chávez sobre a ação revolucionária na luta de ideias na internet onde afirmou: “Tenemos que tomar todos los espacios en internete, que se haga sentir la revolucíon. Somos mayoria”.

Este pensamento de Chávez, sobre a luta de ideias na internet é rico e profundo e deve ser interpretado, não como ideia pura e abstrata, mas sim a partir da realidade concreta da luta popular na Venezuela. Onde a organização, mobilização e consciência popular são muito fortes, fazendo com que esta força popular chegue de forma expressiva e organizada nos espaços da internet; por sua vez, esta força e presença organizada na internet acabam por repercutir fortemente na sociedade.

O PCdoB e a diversidade de meios e formas na frente das lutas de ideias

De forma geral, desde a nossa fundação em 1922, estamos no embate das lutas de ideias. E nestes tempos de começo do século 21, onde predomina forte monopolização dos meios de comunicação de massas como os veículos tradicionais de TVs, rádios e publicações impressas onde como contra ponto deste imenso e intenso aparato midiático conservador, possuímos apenas uma modesta editora e o nosso jornal mensal A Classe Operária e algumas poucas revistas mensais.

Em cada época histórica, o desenvolvimento material das sociedades e fundamentalmente as inovações e avanços tecnológicos, acabam por impactar o plano da luta de ideias. Em nosso tempo, estes avanços, produziram o aparecimento da internet e das novas tecnologias da informação. E o melhor de tudo, estes novos meios da comunicação modernos são livres, plural, democráticos.

Tendo uma visão de conjunto da frente da luta de ideias, particularmente quanto aos meios e veículos, nos damos conta da luta brutalmente desigual que travamos. Diante deste cenário, uma coisa fica muito clara, as novas tecnologias da informação e a internet são o campo e o meio de maiores horizontes e potencial para nossa ação na luta de ideias.

O PCdoB e uma linha de ação e presença na internet

Antes de tudo, e para não provocar dúvidas e incompreensões, não se trata de linha política. Linha política nós temos e é do conhecimento dos quadros e militantes. Estamos falando sim, de uma linha de ação e presença do PCdoB na internet e particularmente nas redes sociais.
Sobre esta linha de presença e ação na internet, em particular nas redes sociais.

Quero retomar novamente o pensamento de Hugo Chávez. Quando ele afirma: “Tenemos que tomar todos los espacios en internete, que se haga sentir la revolucíon. Somos mayoria”. Nesta máxima chavista, devemos entender: tomar os espaços de forma organizada e a partir de um comando do centro dirigente. Quando Chávez afirmou no contexto da máxima: Que se haga sentir la revolucíon ( que se faça sentir a revolução ), Chávez esta fazendo referência a uma presença expressiva e organizada na rede mundial, que é acionada a partir de um centro dirigente e que deixa uma mensagem política muita clara para a rede.

É preciso entender as novas tecnologias da informação para orientar nossa presença e ação nesta frente de lutas. O uso da internet e das novas tecnologias da informação no confronto da luta de ideias, assume formas variadas. É necessário, portanto, estarmos atentos em nossas estratégias de comunicação e propaganda na rede. Na rede, existem meios e formas variadas como: sites, portais, blogs, flogs; além das redes sociais diversas como: Facebook, Twitter, Orkut, Instagram, Google Mais, entre outras.

Outro aspecto interessante e particular produzidos pelas novas tecnologias, o qual devemos observar atentamente, é a chamada integração entre as plataformas envolvendo computadores, tabletes e celulares; ampliando muito mais a dimensão da grande rede mundial.

A importância estratégica das secretarias de comunicação, comissões, coletivos e ativistas da
comunicação é a propaganda do PCdoB.

Traçar uma linha de presença e ação do nosso partido na internet e em particular nas redes sociais demandará mobilização, estudo e esforço do coletivo partidário. É preciso definir esta linha de ação coletivamente. É a partir deste esforço que poderemos traçar ações nas redes de forma mais eficaz. Como por exemplo: via redes sociais estimular uma maior sinergia entre as três frentes de acumulação de forças; fomentar o crescimento partidário; utilizar as redes para projetar e divulgar nossa atuação parlamentar, institucional e de governo.

Para não me tornar muito prolixo e demasiadamente extenso neste artigo, quero chamar atenção para o fato de usuários de redes sociais e dos que possuem domínios na forma blog, que os ) cultivem o hábito e a rotina de estabelecerem ligações (links) com três veículos de grande importância e repercussão das nossas ideias, trata-se dos portais: Vermelho, Fundação Mauricio Grabois e o nosso site oficial pcdob.org.br.

E finalmente outra questão. Minha gente, numa árdua luta de ideias que enfrentamos e em condições extremamente desiguais, não podemos ter blogs e sites pessoais e institucionais completamente desatualizados, totalmente fora do curso dos acontecimentos do momento. Internet e tecnologia da informação são coisas altamente dinâmicas e atuais.

*Lázaro Ferreira Rodrigues é militante do PCdoB do Pará