Bachelet afirma que reformas no Chile não ameaçam setor privado

A presidenta eleita do Chile, Michelle Bachelet, disse que as reformas que serão realizadas durante o seu governo não irão ameaçar o setor privado e anunciou que vai promover a integração latino-americana.  

Bachelet

Bachelet assume o poder no dia 11 de março de 2014 e vai governar até 2018. Em sua campanha, a presidente eleita propôs "um novo ciclo político e social" para o Chile, sobre a base de uma nova Constituição, uma reforma educacional e outra tributária.

A presidenta aproveitou o discurso perante a imprensa internacional para responder o presidente da Bolívia, Evo Morales, que havia questionado se o Chile seguiria pertencendo à Aliança do Pacífico, bloco que fazem parte também México, Colômbia e Peru. Bachelet respondeu que "a política externa do Chile sempre é respeitosa com todos os governos".

Ela reiterou o seu compromisso de enviar ao Parlamento o projeto de lei de reforma educativa e o de reforma tributária ainda nos primeiros 100 dias de mandato. Também prometeu levar, no segundo semestre de 2014, o projeto de uma nova Constituição.

Da redação do Vermelho,
Com informações da EFE