Ex-presidente é absolvido da acusação de corrupção na Argentina

A Justiça argentina absolveu nesta segunda-feira (23) o ex-presidente Fernando de la Rúa da acusação de corrupção. O político era investigado por supostos subornos pagos a senadores no ano 2000 para aprovar uma reforma na legislação trabalhista. Os valores da denúncia chegavam a 5 milhões de pesos argentinos (aproximadamente R$ 1,8 milhão).

Ex-presidente é absolvido da acusação de corrupção na Argentina - Agência Efe/Silvina Frydlewsky

 Por falta de provas, o Tribunal Oral Federal terminou por absolver também o ex-diretor da Secretaria de Inteligência do Estado Fernando de Santibanez, o ex-ministro do Trabalho Alberto Flamarique y Pontaquarto e os ex-senadores Alberto Tell, Augusto Alasino, Remo Costanzo e Ricardo Branda, todos do Partido Justicialista.

O Ministério Público Fiscal tinha solicitado uma pena de seis anos de prisão para De la Rúa, acusado de ser coautor do crime de suborno ativo agravado.

Após a sentença, Fernando de la Rúa rebateu as acusações afirmando que a investigação fazia parte de um “complô político”.

“Este julgamento de quase dois anos e 300 testemunhos demonstrou a inexistência de toda essa suspeita de corrupção no meu governo, pondo em claro a verdade”, disse o ex-presidente, ao ler um texto à imprensa argentina.

O julgamento, que começou em 14 de agosto de 2012, é o segundo contra um ex-presidente argentino democraticamente desde a última ditadura (1976-1983). Em junho, o ex-presidente argentino Carlos Menem (1989-1999) foi condenado a sete anos de prisão pelo contrabando de armas à Croácia e Equador. Por ser senador ele não precisará cumprir a pena na prisão.

Fonte: Opera Mundi