Nicolás Maduro recebe presente de um dos heróis de Cuba

Nesta terça-feira (24), o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que faz uma visita oficial a Cuba, foi presenteado com uma pintura que representa o líder da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez, ao lado de sua filha María. A obra foi feita pelo antiterrorista cubano Antonio Guerreiro, preso nos Estados Unidos desde 1998. 

Segundo informações do jornal Granma, a pintura foi entregue primeiro ao presidente cubano Raúl Castro, pelas mãos do também antiterrorista René Gonzales, o único do caso dos “Cinco” que já está em liberdade.

Antonio Guerreiro, Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando González e René González foram presos há 15 anos e submetidos a duras penas pelas autoridades estadunidenses por fiscalizarem grupos extremistas que organizavam e financiavam ações terroristas contra o governo de Fidel Castro. Eles ganharam o título de Heróis de Cuba por seus feitos.

Leia também:
Raúl Castro e Nicolás Maduro se reúnem em Cuba

No encontro com o presidente Nicolás Maduro estiveram presentes ainda, Mirta Rodríguez, mãe de Guerreiro, sua irmã Maruchy, e Olga Salanueva, esposa de René González, que explicaram a Maduro que Antonio tinha expressado sua consternação pelo falecimento de Chávez.

Segundo informaram os familiares, Guerreiro de imediato solicitou que lhe enviassem algumas fotos para conceber uma pintura com a imagem do líder bolivariano, para o qual finalmente, se baseou em uma obra do fotógrafo cubano Alex Castro.

O presidente Maduro agradeceu o gesto como uma sentida homenagem a Chávez e como expressão da vontade de continuar a luta pela libertação dos antiterroristas cubanos.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina