Federação Democrática Internacional de Mulheres apoia Maduro

A Oficina Regional da Federação Democrática Internacional das Mulheres publicou, na sexta-feira (14), uma nota em apoio ao governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro e em repúdio aos atos violentos da oposição golpista no país.

Federação Democrática Internacional de Mulheres

Confira a nota na íntegra:

“A Oficina Regional da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM) para América e o Caribe, em nome de suas variadas dezenas de filiadas na região,

Expressa sua profunda preocupação pelos incidentes violentos que estão ocorrendo na irmã República Bolivariana da Venezuela, que ocasionaram mortes, dezenas de feridos e que incluíram ataques às instituições públicas e atividades vândalas destrutivas sobre bens e imóveis, organizadas por grupos fascistas que pretendem fazer deste seu estilo para manifestar sua oposição ao governo.

Manifesta o mais profundo repúdio a toda pretensão de feitos como estes que parecem ser cópias fieis aos de abril de 2002. E têm apoio de outros governos cúmplices e dos meios oligárquicos e transnacionais responsáveis pelo golpe que o povo venezuelano derrotou em poucas horas com a mobilização popular que trabalhou o retorno ao poder do sempre vitorioso presidente Hugo Chávez.

Reafirma o incondicional apoio ao presidente democraticamente eleito, Nicolás Maduro, e aos dirigentes constitucionais da Revolução Bolivariana, que tanto esforço e empenho demonstraram para preservar a paz no país e integrar a todos os setores à construção de uma sociedade nova e mais justa.

Expressa também sua mais firme, calorosa e comprometida solidariedade com as organizações venezuelanas filiadas à FDIM (Participação Ativa e Social; Movimento de Mulheres Clara Zetkin; Movimento de mulheres Manuelita Sáez; Liga de Mulheres Vargas; Força Bolivariana de Mulheres), assim como estende este compromisso solidário a todas as mulheres venezuelanas, organizadas ou não, que têm demonstrado sua lealdade, compromisso e trabalho cotidiano para garantir a permanência e o êxito da Revolução Bolivariana e a defesa do legado do presidente Chávez, que tanto fez pelo bem estar das mulheres neste país irmão.

Convoca a todas suas afiliadas na América e no Caribe, a organizar e tornar públicas suas relações de irmandade e solidariedade com o povo venezuelano e especialmente com as mulheres. É hora de informar com objetividade, de esclarecer e de expressar apoio a todos os esforços por defender as conquistas alcançadas pela Venezuela sob a direção do querido comandante-presidente Hugo Rafael Chávez Frias e continuadas pelo seu legítimo e comprometido sucessor, Nicolás Maduro.

Havana, 14 de fevereiro de 2014”.