Atentado com carro-bomba deixa 35 mortos no Iraque

Um mercado foi alvo de um ataque com carro-bomba nesta quarta-feira (25), em Bagdá, no Iraque. Pelo menos 35 pessoas foram mortas e mais de 50 ficaram gravemente feridas. O atentado parte de grupos terroristas que buscam desestabilizar politicamente o país árabe.


       Carro-bomba explodiu em mercado onde muçulmados em cristão convivem em harmonia

Saad Maan, porta-voz do Ministério do Interior disse que o alvo do ataque era o mercado e não uma igreja próxima como havia dito anteriormente fontes de segurança. "A área que foi atacada é uma região onde muçulmanos e cristãos convivem", acrescentou.

Um sacerdote assírio de Dura, bairro onde aconteceu o atentado, confirmou à imprensa que a igreja não tinha nada a ver com o atentado. O patriarca caldeu, Louis-Raphaël Sako, ressaltou que o ataque foi dirigido contra um lugar pobre, perto da igreja de Dura.

A população cristã do Iraque foi reduzida pela metade após a invasão dos EUA em 2003 e anos subsequentes de violência sectária. Segundo estimativas, dos 1,5 milhões de cristãos que viviam no Iraque, em 2003, hoje é menos de 500.000.

O ano de 2013 tem sido muito ruim para o Iraque, com níveis de violência não vistos desde 2008, apesar dos reforços organizados pelos militares e os órgãos de segurança do país árabe.

Fonte: Irã News