Bolívia criará Ministério de Esportes em 2014

Com o objetivo de incentivar a cultura e o esporte entre os cidadãos, o governo da Bolívia tem em sua agenda a criação em 2014 de um ministério para esse setor. O presidente, Evo Morales, considera que o esporte não é assunto de medalhas, senão de disciplina, um aspecto valioso para atingir qualquer meta em qualquer âmbito da vida dos seres humanos. 

Na opinião do mandatário, "é uma obrigação do Estado incentivar os esportistas, que representam o país em eventos internacionais de maneira digna". Recentemente, o primeiro presidente indígena da Bolívia expressou que um de seus sonhos é ver uma ampla representação de atletas de seu país defendendo as cores de sua bandeira em todas as disciplinas dos Jogos Sul-Americanos em 2018.

Outro anseio é "que todas as instalações sejam garantidas pelo Estado", manifestou Morales, que explicou que serão construídos campos e instalações para todas as especialidades, e considerou necessário o assessoramento técnico para criar a infraestrutura das disciplinas que na Bolívia não são praticadas.

"Estamos preparados após vários anos de gerenciamento e de construção de campos esportivos, estou seguro de que os países que participarão na competição não se arrependerão por nos ceder a sede", disse o presidente.

No início de dezembro uma comissão da Odesur visitou instalações na cidade de Cochabamba para avaliar as possibilidades de acolher os Jogos de 2018. Segundo o secretário Geral do Comitê Olímpico Argentino e segundo vice-presidente da Odesur, Mario Moccia, o projeto boliviano é ambicioso e tem muitas opções de ganhar a organização do evento, ao qual a Venezuela e o Peru tinham se candiatado.

O ministro boliviano da Presidência, Juan Ramón Quintana, advertiu que a infraestrutura do país permitiria competir em até em 40 disciplinas, 60% delas na cidade de Cochabamba e o resto em outros lugares do departamento homônimo.

Por outra parte, o ministro anunciou a construção de duas vilas para os atletas, a primeira em Cochabamba, com capacidade para dois mil esportistas, e outra, possivelmente no Chimoré, onde se alojaria uma parte das delegações e a imprensa.

Fonte: Prensa Latina