Espanha vai investigar torturadores procurados pela Argentina

A justiça espanhola informou nesta quinta-feira (26) que estuda abrir uma investigação sobre ex-inspetor Juan Antonio González (apelidado de Billy Menino) e ao ex policial civil Jesús Munecas, buscados pela Argentina por supostas torturas durante a ditadura de Francisco Franco (1939-1975). O fiscal chefe da Audiência Nacional, Javier Zaragoza, afirmou que deverá avaliar essa possibilidade, "se tratando de crimes cometidos por espanhóis contra espanhóis na Espanha". 

 Em entrevista à agência espanhola EFE, Zaragoza apontou, contudo, que a Promotoria não tomou uma decisão com relação a extradição. A investigação própria sobre fatos cometidos durante a ditadura espanhola poderia levar à rejeição da entrega das pessoas solicitadas "porque temos uma jurisdição preferencial à dos tribunais argentinos", segundo o funcionário.

Sobre o assunto afirmou que nesse caso poderia ser aplicada uma lei de anistia espanhola aprovada em 1977. O governo espanhol deu luz verde à tramitação do expediente e a Promotoria pediu medidas cautelares para garantir que os solicitados estejam à disposição do juiz ou do tribunal.

Fonte: Prensa Latina