Desemprego na França atinge quase 7 milhões de pessoas

As novas cifras do desemprego na França, anunciadas pelo Ministério de Trabalho, comprometem o objetivo do presidente Francois Hollande de inverter a curva crescente do desemprego. Em relatório apresentado pela entidade estatal Pole Emploi, o nível de desemprego já ultrapassa 10%. Ao todo, o número de franceses sem nenhum tipo de atividade trabalhista eleva-se agora a 3 milhões 293 mil na região metropolitana e a 3 milhões 555 mil nos departamentos e territórios de ultramar.

Desemprego na frança

Em uma mensagem ao Conselho de Ministros, no dia 3 de janeiro deste ano, Hollande pediu uma maior coesão para enfrentar os desafios do ano e propôs como prioridade trabalhar para reduzir o número de desempregados.

"Três indicadores continuam no vermelho: o desemprego de jovens, dos maiores de 50 anos e os contratos de longa duração", advertiu hoje Eric Aubin, dirigente da Confederação Geral do Trabalho, que considerou necessário aplicar outra política de emprego.

Enquanto isso, Stéphane Lardy, da Força Operária, afirmou que a falta de crescimento impede a redução do flagelo e lamentou que as empresas continuem a eliminação de postos de trabalho para manter suas margens de lucro.

Segundo cifras publicadas nesta sexta-feira (27), só entre janeiro e setembro foram colocados em prática no país, 736 planos de demissões em massa em numerosas empresas. Entre elas, Virgin Megastore, Alcatel-Lucent, La Redoute, PSA Peugeot Citroen, Sanofi, Alstom, Mory Ducros.

A isto se somam o cancelamento de contratos temporários, que em 2013 significaram mais de 25% dos inscritos nas listas de buscadores de emprego. Apesar das estatísticas adversas, um comunicado da presidência assinala que "a inversão da curva do desemprego está em marcha".

Para Jean-Claude Mailly, secretário geral da Força Operária, as declarações do governo são pouco realistas e considerou que o fenômeno só poderá ser revertido quando houver um crescimento econômico mais forte, caso contrário, o máximo que pode ser aspirado é uma estabilização.