Presidente do Paraguai promulga adesão da Venezuela ao Mercosul

O presidente do Paraguai, Horacio Certes, promulgou a adesão da Venezuela ao Mercado Comum do Sul (Mercosul). Desta forma, a relação entre ambos os países se normaliza e o Paraguai supera os entraves políticos que o impediam de voltar integralmente ao Mercosul, após sua suspensão no ano passado.

Relação entre Paraguai e Venezuela foi normalizada após desgaste ocorrido com o ingresso do país caribenho no Mercosul sem a aprovação do Congresso paraguaio – já que o país estava suspenso do bloco

De acordo com o conselheiro político de Cartes, Dario Filartiga, a assinatura ocorreu na noite de 24 de dezembro. Cartes participará da próxima Cúpula do Mercosul, que será realizada no dia 17 de janeiro, em Caracas.

Em 18 de dezembro, a Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou, de forma definitiva, o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, após a comissão de Assuntos Constitucionais e Relações Externas ter aprovado de forma unânime a medida.

O ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Elias Jaua, ressaltou que a plena entrada da Venezuela no Mercosul representa um novo desafio para fortalecer a força produtiva de seu país.

A Venezuela já integra oficialmente o bloco integracionista desde julho de 2012 e em junho de 2013 o país assumiu a presidência pro-tempore do Mercosul. A aprovação do Paraguai é uma formalidade já que todos os países que integram o bloco devem aprovar o ingresso de um novo membro.

Com TeleSUR