Governo da Venezuela segue firme na operação por preços justos

A ofensiva do governo venezuelano por preços justos e contra os especuladores que fazem a chamada "guerra econômica" no país continua nesta quinta-feira (26) em setores que brindam serviços à população.

Servidores públicos do Ministério para a Alimentação realizam ações em diferentes pontos de venda de alimentos nos estados de Anzoátegui, Apresse, Guárico, Portuguesa e Trujillo. Com isso, os cidadãos destas localidades poderão adquirir produtos a preços razoáveis através da rede Mercado de Alimento (Mercal) e a Produtora e Distribuidora Venezuelana de Alimentos (Pdval), bem como artigos do campo.

Nesta etapa de celebrações natalinas continuam as inspeções em centros de venda com denúncias por especulação iniciadas em 6 de novembro passado para proteger à população do abuso e a usura e com o objetivo de fazer valer o salário, pensões e rendimentos dos cidadãos.

Leia também:
Retrospectiva: 2013 marca consolidação da esquerda na América Latina

Desde sua instauração realizaram-se mais de 3.200 inspeções a shoppings, distribuidores, mercados de alimentos e empresas produtoras.

Nesta semana o vice-presidente do Executivo, Jorge Arreaza, informou que o endurecimento das ações levou à detenção de 57 pessoas, unido à formação de 181 expedientes com notificações ao Ministério Público.

As autoridades estenderam ademais as verificações a terminais de transporte terrestre e aéreo, ao levar em conta que nesta época do ano cresce o movimento de pessoas para destinos nacionais e estrangeiros. Nestes lugares foram detectadas irregularidades na revenda de boletos.

No início da semana o governo venezuelano anunciou que as inspeções e medidas para favorecer à população com preços justos se manterão durante os dias de feriados.

Fonte: Prensa Latina