PCdoB/BA cria Coordenação de Luta pela Paz
Reunido nos dias 14 (sábado) e 15 (domingo) de dezembro, em Salvador, o Comitê Estadual do PCdoB organizou a nova estrutura do Partido, com a definição de um novo sistema de direção. Uma das mudanças foi a incorporação, nos grupos de trabalho, de novas frentes, a exemplo da Coordenação de Luta pela Paz, que vai tratar da luta contra a violência urbana.
Publicado 28/12/2013 00:59 | Editado 04/03/2020 16:15
A criação da coordenação foi uma sugestão do deputado estadual Álvaro Gomes, também conhecido pela luta em prol da paz, que foi escolhido para coordenar o grupo. O deputado explica que a ideia de trazer a discussão para o PCdoB é uma tentativa de debater a questão de forma correta, uma vez que, na sociedade, ela não tem sido tratada da maneira que merece.
“A violência está na ordem do dia e esse é um movimento de grande importância, diante da assustadora violência urbana. O fato tem gerado um grande debate na sociedade e esse debate nem sempre se dá de forma correta, por isso, o partido precisa trazer a sua abordagem”, defendeu Álvaro Gomes.
Na pauta de discussões, estão, segundo o coordenador, temas como o agravamento da violência, o aumento do número de homicídios, a cultura do medo, a maioridade penal, a pena de morte e o aumento de policiais e presídios. Além disso, e principalmente, a coordenação deve tratar, também, dos caminhos para o combate ao problema.
Pela bandeira da causa que sempre levantou, o deputado já adianta alguns dos meios para a travar uma luta pela paz. Para ele, é preciso pensar em medidas estruturantes, principalmente em educação, e na promoção de uma cultura da solidariedade.
As atividades da Coordenação de Luta pela Paz começam já no início de 2014, embora a data ainda não esteja definida, e o primeiro passo, segundo Álvaro, é a formação de um núcleo de trabalho. Por enquanto, só o cargo do coordenador está definido.
De Salvador,
Erikson Walla